Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Border Collie

Por | 14 comentários

Share Button

A HISTÓRIA DO BORDER COLLIE

 
O cachorro Border Collie é originário da região montanhosa da Grã-Bretanha, que fica localizada entre a Escócia e a Inglaterra, e eles descendem de antigos cães pastores que foram trazidos para a Escócia durante as invasões vikings. A palavra Border em inglês significa “fronteira”  e Collie pode ter tido origem na palavra “Colley”, que é o nome de uma raça de ovelhas.

O Border Collie é uma das melhores raças de cães pastores do mundo. São conhecidos pela sua agilidade, inteligência, resistência e uma firme vontade de trabalhar, sendo capazes de pastorear praticamente todos os animais. Os cães pastores permaneceram muito tempo confinados às fazendas, servindo somente a seu dono, porém, com o aumento da indústria da lã, e conseqüente crescimento do rebanho ovino, a popularidade da raça foi aumentando rapidamente, tornando-se o ajudante imprescindível do pastor. A partir de 1800, o cão Border Collie tornou-se presente na maioria das fazendas inglesas.

 

Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Border Collie Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Border Collie

 
 

CARACTERÍSTICAS DO BORDER COLLIE

 
O tamanho dos cachorros da raça Border Collie variam de 40 a 52 cm, chegando a pesar de 13 a 27 kg (machos) ou a 13 a 25 kg (fêmeas). Todas as cores são admitidas, sendo o branco e preto o mais abundante. Existem duas variedades de pelagem, sendo o pêlo longo, que é mais grosseiro e mede cerca de 8 cm de comprimento, e o pêlo curto, que é  liso e mede cerca de 2,5 cm de comprimento.

O Border Collie é uma das raças mais inteligentes do mundo, sendo ótimos cães para tarefas de obediência e trabalho. Segundo uma pesquisa, eles começam a mostrar sinais de compreensão de comandos simples após 5 repetições, e não precisam de muita prática para manter estes comandos, sendo que possuem características que facilitam muito o adestramento. Quem deseja ter um cachorro bem treinado, é interessante adquirir os filhotes de Border Collie e iniciar o treinamento quando ainda são bem novos.

 
 

TEMPERAMENTO DO BORDER COLLIE

 
A convivência com outros cães e crianças costuma ser tranquila, contudo ele deve ser criado em espaços amplos e necessita de constantes exercícios, sendo que eles não são recomendados para viverem em apartamentos ou casas pequenas, a não ser que você tenha tempo disponível para levar o seu cão para caminhadas e exercícios diários.
 
 

CUIDADOS BÁSICOS COM O BORDER COLLIE

 
Não há necessidade de bar banhos freqüentes, sendo que nunca se deve dar mais do que um banho por mês, pois a água retira a oleosidade natural do pêlo. As fêmeas entram no cio, pela primeira vez, entre os 6 e 10 meses de idade e o cio dura aproximadamente 21 dias. A cadela está receptiva as machos entre o 9º e o 10º dia até o 17º e 18º, sendo o seu período fértil entre o 10º e o 14º dia. Não se recomenda cruzar fêmeas com menos de 1 ano de idade. Ao comprar seu novo animal de estimação é interessante buscar criadores de border collie que possuem filhotes de boa procedência, evitando assim qualquer tipo de aborrecimento.

Cadastre seu email para receber as melhores dicas grátis sobre raças de cachorros!