Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Poodle

Por | 13 comentários

Share Button

A HISTORIA DO POODLE

 

O cachorro Poodle, que também é conhecido como Caniche ou Barbone, é uma raça de cães que foi desenvolvida na França especialmente para serem de companhia, sendo considerada a segunda raça mais inteligente, ficando logo atrás do Border Collie e antes do Pastor Alemão, sendo que no passado, esse animal serviu como excelente cão de busca. O nome deriva da palavra alemã “pudel”, que significa “chapinhar na água”. Acabamos de lançar o nosso guia completo sobre o Cachorro Poodle, vale a pena dar uma conferida!

Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Poodle Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Poodle

 
 

CARACTERÍSTICAS DO POODLE

 

Existem quatro tipos de poodle, classificados de acordo com o tamanho, sendo que o Poodle gigante ou grande têm em média de 45 a 60 cm de altura da cernelha, o Poodle médio de 35 a 45 cm, o Poodle Mini ou anão fica entre 27 a 35 cm e o Poodle Toy mede menos de 27 cm. Vale lembrar que a cernelha é o ponto mais alto do ombro do cachorro, antes do pescoço. As cores mais comuns desta raça são preta, branca, marrom e cinza. Eles possuem pêlos encaracolados, crespos e macios.

Acredita-se que o corte tradicional de pêlos em forma de bracelete nas pernas era usado antigamente nas caçadas na neve, onde a maioria do pêlo era tosado baixo para facilitar a natação do cão, mas as juntas, pulmões, coração e rins eram mantidas com pêlo alto para protegê-los do frio. O pompom no fim do rabo servia como uma “bandeira” para ser avistado pelos donos enquanto o Poodle mergulhava no fundo da água.

Na hora de comprar um filhote de Poodle, deve-se buscar informações sobre o tamanho dos seus pais, sendo que o filhote possivelmente ficará com a mesma altura. Se os pais forem de tamanhos diferentes, por exemplo a mãe gigante e o pai miniatura, o filhote poderá herdar o tamanho de qualquer um dos dois. Por isso é importante você procurar um canil de poodle que vende filhotes com garantia de procedência.

 
 

TEMPERAMENTO DO POODLE

 

Os cães Poodle são inteligentes, brincalhões, bons nadadores e caçadores, têm temperamento dócil com seu dono e com as pessoas que estão familiarizados, além de procurarem a companhia de pessoas a quem estejam mais afeiçoados, contudo, apesar de todas as qualidades citadas, muitos exemplares apresentam problemas sérios de comportamento, chegando mesmo a apresentar traços de agressividade contra o próprio dono e com outras pessoas, desobediência, teimosia, excesso de ‘zelo’ quanto a objetos, isso sem falar do altamente indesejável excesso de latidos.

Segundo diversos criadores, a maioria dos problemas de temperamento dos Poodles atinge de maneira mais evidente os exemplares dos tamanhos menores (toy e micro), e está ligada diretamente a problemas durante a criação dos animais, por isso procure oferecer algum tipo de adestramento para seu animal de estimação enquanto ele ainda for filhote.

 
 

CUIDADOS BÁSICOS COM O POODLE

 

A escovação regular da pelagem é  muito importante e necessária para evitar que os pelos fiquem enrolados. Esse processo vai gastar um bom tempo por parte do proprietário, por isso você deve ser dedicado e fazer isso para o cão. A ajuda profissional pode ser necessária para fazer a  tosa de poodle, normalmente pelo menos a cada três meses, e esses custos devem ser levados em conta no momento que você decidir possuir um Poodle. Eles também precisam de algum tipo de exercício diário, como por exemplo caminhadas ou corridas.