Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Dálmata

Por | 0 comentários

Share Button

A HISTÓRIA DO DÁLMATA

 

O Dálmata é uma raça de cachorro que surgiu na Croácia e são muito apreciados por sua típica pelagem manchada, sabe-se que antigamente a raça foi utilizada para guardar estábulos e escoltar carruagens, sendo que um par de dálmatas acompanhando os cavalos de uma carruagem era sinal de riqueza e elegância. Praticamente todos os que eram ricos o suficiente para possuir cavalos e carruagens tinham também seus dálmatas, assim era usados como protetores e adornos da aristocracia.

 

Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Dálmata Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Dálmata

CARACTERÍSTICAS DO DÁLMATA

 

O cachorro Dálmata tem em suas manchas um traço característico, tornando-se fácil o diferenciar das outras raças, sendo que as manchas da cabeça, cauda e orelhas são menores daquelas apresentadas no corpo do cão. O Dálmata é bem proporcionado, forte, musculoso e ativo, com linhas harmoniosas, sem ser grosseiro nem rústico. Fisicamente os machos podem atingir entre 50 a 60 cm e as fêmeas entre 50 a 55 cm e pesar entre 25 e 30 quilos. Os pêlos do Dálmata são lisos, curtos, brilhante e densos, apresentam orelhas arredondadas e voltadas para baixo.

TEMPERAMENTO DO DÁLMATA

 

O cão Dálmata não requer muitos cuidados especiais, sendo extremamente ativo e brincalhão, por isso mesmo ele precisa de muito exercício, não sendo aconselhável cria-lo em apartamentos. Eles são muito dedicados ao dono, seguindo-o qualquer que seja seu meio de transporte. Extremamente dócil e amoroso, caracteriza-se como uma raça leal, inteligente e ativa. Com pessoas desconhecidas podem ser agressivos. Esta característica faz do dálmata um ótimo cão de guarda, além de serem bons companheiros.

CUIDADOS BÁSICOS COM O DÁLMATA

 

Os cães da raça Dálmata precisam de exercícios regulares para gastar sua energia, sendo recomendável que pelo menos uma vez por dia ele tenha a possibilidade de fazer uma caminhada ou ficar solto em um local amplo, onde possa correr livremente, caso contrário poderá ficar entediado e acabar ficando gordo. Seu pêlo é de simples tratamento e só requer uma escovação regular para a retirada de pêlos mortos. O Dálmata é considerado bastante saudável, mas pode estar sujeito a problemas de surdez congênita. Outro ponto interessante é que os Dálmatas sempre nascem completamente brancos e as manchas características pretas ou marrons só aparecem com o tempo.

Cadastre seu email e receba as melhores informações grátis sobre raças de cachorros!