Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Lhasa Apso

Por | 3 comentários

Share Button

A HISTÓRIA DO LHASA APSO

 

A raça Lhasa Apso é bem antiga, estima-se que exista a pelo menos 500 anos, e ela foi criada durante séculos apenas pelos nobres e monges do Tibet. O nome da raça é derivado do local de criação, uma vez que “Lhasa” é o nome da capital do Tibet e “Apso” faz alusão as cabras da região, devido à pelagem lanosa, ou ao leão, devido ao seu papel de protetor de templos. O Lhasa Apso é considerado um cão sagrado na sua Terra Natal, e  os tibetanos acreditam que a alma de um homem virtuoso descansa no seu animal preferido, depois de morrer.

 

Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Lhasa Apso Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Lhasa Apso

 
 

CARACTERÍSTICAS DO LHASA APSO

 

O Cachorro Lhasa Apso é de pequeno porte, com uma boa estrutura e formação muscular, a altura na cernelha deverá ficar em torno de 25 cm e o peso entre 6 e 7 kg. Eles possuem pelagem longa, densa caída e macia, olhos amendoados. Existem cães em diversas cores, inclusive mesclados, sendo que as cores permitidas são o dourado, cor de mel, ardósia, areia, cinzenta, branca ou castanha.

 

TEMPERAMENTO DO LHASA APSO

 
 

Os cachorros da raça Lhasa Apso são muito inteligentes e obedientes, porém costumam ser um pouco temperamentais e nos primeiros momentos ficam desconfiados com estranhos. Em situações normais costumam latir pouco, porém é atento a qualquer coisa fora do normal, tornando-se um bom cão de guarda e é especialmente usado como cão de companhia. É uma raça muito boa para viver em apartamentos e não necessitam de muita atividade física. Vale ressaltar que costumam ficar deitados, sempre buscando o carinho e atenção do dono.

 
 

CUIDADOS BÁSICOS COM O LHASA APSO

 

Deve-se dar banho de uma a duas vezes por mês, tomando muito cuidado para que a secagem dos pelos do Lhasa Apso seja bem feita, evitando assim o aparecimento de problemas na pele e de mal cheiro. O pelo deve ser escovado, de preferência, diariamente, evitando assim a formação de nós. Os cães Lhasa Apso também soltam muitos pêlos ao longo do ano.