Cachorro Golden Retriever: Guia Completo da Raça com Fotos

Share Button
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

O cachorro Golden Retriever é uma das raças mais populares do Brasil, por ser um cão muito amigável e tolerante, ele se tornou um animal de estimação fabuloso para praticamente todo o tipo de família, já sua inteligência o transforma em um cão de trabalho altamente capacitado. O Golden Retriever se destaca recuperando a caça abatida, rastreando objetos, farejando drogas e também como cães de terapia e assistência a pessoas com deficiência. Eles também são atletas naturais, e se dão muito bem em esportes caninos, como os de agilidade e obediência.

Cachorro Golden Retriever Brincando

INTRODUÇÃO AO CACHORRO GOLDEN RETRIEVER

Não é nenhuma surpresa que o Golden Retriever seja uma das 10 raças de cachorro mais populares do Brasil. Os cães da raça Golden Retriever são muito inteligentes, sociáveis, bonitos e leais. Ele também é um cachorro muito animado. O Golden costuma demorar para amadurecer e mantém a personalidade boba e brincalhona de um filhote de cachorro até três ou quatro anos de idade, o que pode ser ao mesmo tempo agradável e irritante. Muitos mantêm seus traços de filhote mesmo na velhice.

Originalmente a raça foi criada para para a recuperação de patos e outras aves que os caçadores abatiam, o que era fisicamente muito exigente, por isso o cachorro Golden Retriever precisa de exercícios físicos diários, como uma caminhada ou corrida, tempo livre no quintal, uma brincadeira no parque ou corrida na praia ou lago, lembrando que eles adoram água. E, assim como outras raças inteligentes que foram criados para o serviço, eles precisam de ter um “trabalho” a fazer, como a pegar objetos, acordar os membros da família, ou então competir em esportes caninos. Lembre-se, um cachorro Golden Retriever cansado será um cão bem comportado.

Além de dar um monte de exercício físico e mental para seu cão da raça Golden Retriever, você também deve estar preparado para incluí-lo em suas atividades familiares. O Golden Retriever é um cão da família, e ele precisa estar com sua “matilha”. Não considere comprar um Golden, a menos que você esteja disposto a tê-lo em casa e perto de você todos os dias.

Há uma outra desvantagem em potencial para a raça: ele definitivamente não é um cão de guarda. Ele pode até latir quando algum estranho estiver por perto, mas não conte com isso para a proteção de sua família. Muito provavelmente ele irá abanar o rabo e dar o seu sorriso característico.

Cachorro Golden Retriever se Divertindo

DESTAQUES RÁPIDOS SOBRE O CACHORRO GOLDEN RETRIEVER

  • O cachorro da raça Golden Retriever solta muito pêlo, especialmente na primavera e no outono. A escovação diária irá retirar alguns dos pêlos soltos, mantendo-os longe de suas roupas e de toda a sua casa. Mas se você vive com um Golden, terá que se acostumar com o pêlo do cão.
  • Golden Retrievers são cães da família e precisam de um humano que seja o líder, de forma que possam viver bem em sua casa, e não devem passar horas sozinho no quintal.
  • O cachorro Golden Retriever é um cão ativo e que precisará de 40 a 60 minutos de exercício por dia. Eles se dão bem em treinamentos de obediência, agility e outras atividades caninas, que são excelentes formas de dar ao seu cão boas quantidades de exercícios físicos e mentais.
  • Embora sejam de confiança e gentis com as crianças, os Golden Retrievers são um pouco desajeitados, e como cães de grande porte que são, eles podem derrubar acidentalmente uma criança pequena.
  • Goldens gostam de comer, e ele irá rapidamente tornar-se obeso se forem superalimentados. Limite as guloseimas, meça a quantidade de ração diária do seu cão, e alimente-o em horários regulares, ao invez de deixar comida disponível o tempo todo.

Filhotinhos de Golden Retriever

HISTÓRIA DO CACHORRO GOLDEN RETRIEVER

Por muitos anos existiu uma lenda que o cachorro Golden Retriever seria descendente de cães pastores russos que foram comprados de um circo. Na verdade, a raça foi desenvolvida na Escócia, na propriedade do Sir Dudley Majoribanks, que mais tarde ficou conhecido como Lord Tweedmouth.

Tweedmouth, como muitos senhores de sua época, criava animais de todos os tipos, tentando aperfeiçoar as diferentes raças. Registros de reprodução feitos por Tweedmouth entre os anos de 1835 a 1890 mostram o que ele estava querendo desenvolver para o Golden: Um talentoso retriever. Tweedmouth era um grande caçador de aves aquáticas, por isso queria um cão com um nariz excelente e que fosse mais atento ao seu companheiro de caça humano do que os Setters e Spaniels utilizados na época. Ele também queria que o cão fosse leal, amigável e bem-humorado em casa.

Ele começou com um cachorro amarelo chamado Nous, que Tweedmouth comprou de um sapateiro perto de Brighton em 1865. Tweedmouth preferia os cães amarelos e Nous, cujo nome significa sabedoria, foi o único filhote amarelo em uma ninhada de Retrievers de pelo longo e preto.

Tweedmouth levou seu cachorro Nous para sua casa, na Escócia, e entre 1868 e 1871, ele foi acasalado com Belle, uma cadela da raça Tweed Water Spaniel. A raça Tweed Water Spaniels agora está extinta, mas foram conhecidos por serem ótimos Retrievers no campo de caça, e excepcionalmente calmos e fieis no lar, que são as características que você encontrará nos cães da raça Golden Retriever atuais.

Os descendentes Nous e Belle foram reproduzidos com Retrievers de pêlo ondulado, com o Flat Coated Retriever, outros Tweed Water Spaniel e também um setter vermelho. Tweedmouth ficava principalmente com os filhotes amarelos para continuar seu programa de melhoramento genético, e dava os de outras cores para amigos e parentes.

Não surpreendentemente, a raça criada por Tweedmouth atraiu primeiramente a atenção por suas habilidades no campo de caça. Um dos cães mais conhecidos foi Don of Gerwyn, um descendente dos cães de Tweedmouth e que tinha a pelagem cor de fígado, e que venceu a prova internacional de caça com cachorros em 1904.

Cachorro Golden Retriever

PESO E TAMANHO DO CACHORRO GOLDEN RETRIEVER

Os machos têm de 58cm a 61cm de altura e pesam de 29kg a 34kg. As fêmeas têm geralmente de 55cm a 57cm de altura e 25kg a 34kg. O cachorro Golden Retriever costumam atingir sua altura máxima com um 1 de idade, e seu peso de adulto por volta dos 2 anos.

PERSONALIDADE DO CACHORRO GOLDEN RETRIEVER

Uma natureza doce e calma é a marca registrada da raça. O cachorro Golden Retriever foi criado para trabalhar com pessoas, e fica ansioso para agradar seu dono. Devido a sua grande disposição, como todos os cães, o Golden deverá ser bem socializado e bem treinados, de forma a desenvolver as melhores características de sua herança genética.

Como todos os cães o Golden precisam de socialização precoce, ou seja, ele deve ser exposto a muitas pessoas diferentes, visões, sons e experiências quando ainda são jovens. A socialização ajuda a garantir que seu filhote de cachorro Golden Retriever crescerá de forma saudável e com a personalidade em dia.

Cachorro Golden Retriever Idoso

CUIDADOS COM A SAÚDE DO CACHORRO GOLDEN RETRIEVER

Os Goldens geralmente são saudáveis, mas como todas as raças, eles são propensos a ter certas doenças de cachorros. Nem todos os Goldens irão ter uma ou todas essas doenças, mas é importante que você as conheça e saiba quais são se estiver querendo comprar um Golden Retriever.

  • Displasia da Anca: A displasia é uma doença hereditária onde o fêmur não se encaixa confortavelmente na articulação do quadril. Alguns cães apresentam dor e dificuldade para andar em uma ou ambas as pernas traseiras, mas você pode não notar qualquer sinal de desconforto em seu cão no começo da doença. Conforme o cão vá envelhecendo, ele poderá desenvolver artrite. Cães com displasia da anca não devem ser reproduzidos.
  • Displasia do Cotovelo: Também é uma doença hereditária comum nos cães de raças grandes. Pensa-se ser causada por taxas de crescimento diferentes dos três ossos que compõem o cotovelo do cão, deixando as articulações frouxas. Isto pode deixar o cachorro com dor na hora de andar. Seu veterinário pode recomendar a cirurgia para corrigir o problema ou medicação para controlar a dor.
  • Catarata: Como nos seres humanos, a catarata canina é caracterizada por manchas nubladas no olho que podem crescer ao longo do tempo. Eles podem desenvolver em qualquer idade, e muitas vezes não prejudicam a visão do cachorro, apesar de que em alguns casos ela poderá tampar totalmente a visão. Cães com catarata também não devem ser reproduzidos. A catarata geralmente pode ser removidos cirurgicamente e dará bons resultados.
  • Atrofia Progressiva da Retina: Esta doença é da família de doenças do olho, e envolve a deterioração progressiva da retina. No início da doença os Goldens ficam com dificuldade para enxergar a noite, porém, conforme a doença progride, eles perdem sua visão diurna também. Muitos cães se adaptam à perda da visão, tanto limitada quanto completa muito bem, desde que o local aonde eles fiquem permanecem os mesmos.
  • Estenose aórtica Subvalvular: Este problema cardíaco é provocada por uma ligação estreita entre o ventrículo esquerdo e a aorta. Ela pode causar desmaios e até mesmo a morte súbita. Seu veterinário pode detectá-lo e prescrever o tratamento adequado.
  • Osteocondrose Dissecante: Esta é uma doença ortopédica causada pelo crescimento inadequado da cartilagem nas articulações. Ela geralmente ocorre nos cotovelos, mas também tem sido observada nos ombros. Ela provoca um endurecimento doloroso da articulação, a tal ponto que o cão fica incapaz de dobrar o cotovelo. Isso pode ser detectado nos filhotes com cerca de 4 a 9 meses de idade. Superalimentação a base da “fórmula de crescimento” ou alimentos muito proteicos podem contribuir para o seu desenvolvimento.
  • Alergias: O cachorro Golden Retriever pode ser alérgico a uma variedade de substâncias, que vão desde alimentos até o pólen. Se o seu Golden passa muito tempo lambendo as patas ou esfregando o rosto, procure seu veterinário para fazer uma consulta.
  • Doença de Von Willebrand: Esta é uma doença hereditária que interfere com a capacidade do sangue coagular. O principal sintoma é o sangramento excessivo após uma lesão ou cirurgia. Outros sintomas incluem hemorragias nasais, sangramento nas gengivas, hemorragia no estômago ou intestinos. Não há cura e atualmente apenas a transfusão de sangue de cães normais é usado como tratamento. Existe estudos para se chegar a um tratamento ou medicação. A maioria dos cães com a doença de von Willebrand pode levar uma vida normal. Os cães da raça Golden Retriever com esta doença não devem ser acasalados.
  • Torção Gástrica: Comumente chamado de inchaço, esta é uma doença que pode ser fatal! Ela afeta cães de grande porte e peito largo, como os Golden Retrievers, especialmente se eles são alimentados através apenas de uma grande refeição por dia, comem rapidamente, bebem grandes quantidades de água ou exercitam-se vigorosamente depois de comer. O inchaço ocorre quando o estômago está distendido com gás ou ar e, em seguida, ocorrem as torções. O cão fica incapaz de arrotar ou vomitar para se livrar do excesso de ar no estômago, e o fluxo sanguíneo para o coração é impedido. A pressão arterial cai e o cão entra em choque. Sem não for atendido rapidamente ele pode morrer. Suspeite desta doença se o seu cão está com o abdômen distendido, babando demais e fazendo ânsia de vomito, sem contudo conseguir vomitar. Ele também pode ficar agitado, deprimido, apático, fraco e com a frequência cardíaca rápida. Se você perceber esses sintomas, leve o seu cão ao veterinário o mais rápido possível.
  • Epilepsia: A epilepsia é um problema cerebral que causa espasmos e convulsões. Seu veterinário precisará saber quão grave são as crises e com que freqüência elas ocorrem para determinar qual a medicação a prescrever, se for o caso.
  • Hipotireoidismo: Este é um distúrbio da glândula tireoide, a qual pensa-se ser a causadora de doenças como a epilepsia, perda de pêlos, obesidade, letargia, manchas escuras na pele e outras doenças da pele. É tratada com medicamentos e dieta.
  • Hemangiossarcoma: Esta é uma forma muito perigosa de câncer que se origina no revestimento dos vasos sanguíneos e no baço. Ocorre normalmente em cães de meia idade e nos idosos.
  • Osteosarcoma: O osteosarcoma é um câncer ósseo maligno que é comum em raças grandes e gigantes.

Cachorro Golden Retriever Guia Completo da Raça com Fotos

CUIDADOS BÁSICOS COM O CACHORRO GOLDEN RETRIEVER

Os cachorros da raça Golden Retriever são construídos para a ação e amam brincadeiras ao ar livre. Se você gosta de caminhar ou correr, o seu Golden ficará feliz em acompanhá-lo. E se você sentir vontade de jogar uma bola no quintal, eles seriam mais do que felizes se poderem brincar com você, pois eles adoram pegar as coisas.

Com 20 a 30 minutos de exercícios vigorosos, duas vezes por dia, irá manter o seu cão mais tranquilo quando ele voltar para dentro de casa. Se você for acomodado sobre as atividades físicas, seu cachorro poderá desenvolver problemas de comportamento. Como outras raças retriever, Goldens naturalmente gostam de carregar algo, e eles ficam mais felizes quando têm algo para levar na boca e brincar, como uma bola, brinquedo macio, jornal, ou a melhor opção de todas, uma meia fedorenta!

Você precisa ter um cuidado especial se você for levantar ou pegar no colo um filhote de cachorro Golden Retriver. Eles crescem muito rapidamente entre a os 4 e 7 meses de idade, tornando-os suscetíveis a doenças ósseas. Não deixe que seu filhote fique correndo e brincar em superfícies muito duras, como asfalto, até que ele tenha, pelo menos, dois anos de idade, e suas articulações estejam totalmente formadas. Brincadeiras normais na grama são as mais indicadas.

filhotes de Golden Retriever amarelo

ALIMENTAÇÃO PARA O CACHORRO GOLDEN RETRIEVER

É difícil indicar uma quantidade de ração para dar ao seu cachorro Golden Retriever, pois a quantidade irá depender do seu tamanho, idade, construção física, metabolismo e nível de atividade. Assim como as pessoas, cada cão tem as suas próprias necessidades alimentares. É importante falar apenas que a qualidade da ração de cachorro que você compra faz a diferença! Quanto melhor a ração, mais ela irá nutrir o seu cão e você precisará de menos quantidade para satisfazê-lo.

Mantenha o seu cachorro em boa forma, dando a quantidade de ração necessária para ele ficar satisfeito em duas porções ao longo o dia, ao invés de deixar comida na tigela o tempo inteiro. Para saber se o cachorro está gordinho, primeiro olhe para ele. Você deve conseguir ver a cintura. Em seguida, coloque as mãos nas costas, e os polegares ao longo da espinha , com os dedos abertos para baixo. Você deve ser capaz de sentir, mas não de ver suas costelas, sem ter que pressionar muito. Se não for possível, ele precisa de menos comida e mais exercício.

Você precisa ter um cuidado especial se você está levantando um filhote de Golden Retriever. Esses cães crescem muito rapidamente entre a idade de 4 e 7 meses, tornando-os suscetíveis a doenças ósseas. Você precisa dar uma dieta de alta qualidade e de baixa caloria, que os impedirá de crescer rápido demais.

Fotos de ninhada de Golden Retriever

LIMPEZA E CUIDADOS COM O PÊLO DO CACHORRO GOLDEN RETRIEVER

Golden Retrievers têm uma pelagem exterior densa e repelente a água, com um sub-pêlo espesso. Algumas pelagens são onduladas, algumas são lisas. Ele possui franjas de pêlo na parte de trás das pernas da frente e parte inferior do corpo, e franjas maiores no peito, atrás das coxas e cauda.

Golden Retrievers podem ser encontrados em vários tons de dourado, dos mais claros aos mais escuros. Alguns criadores começaram a vender “Goldens brancos raros”, mas essa cor ainda não é reconhecida e aceita pelos clubes de criadores. Golden Retrievers perdem pêlos moderadamente no inverno e no verão, e muito na primavera e no outono. Se você vive com um cachorro Golden Retriever, você vai precisar se adaptar a ter uma certa quantidade de pêlo de cachorro em sua casa ou grudado em sua roupa.

A espessa pêlagem do cão significa muita preparação. A escovação diária é recomendada para evitar o embaraço, e uma vez por semana é o mínimo. Seu Golden também vai precisar de um banho pelo menos uma vez por mês, muitas vezes com mais freqüência, para mantê-lo com aparência de limpo e bom cheiro.

Escove os dentes do seu cachorro, pelo menos 2 ou 3 vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem no seu interior. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Corte as unhas 1 ou 2 vezes por mês, se o seu cão não fica com elas para baixo naturalmente. Se você consegue ouvir as unhas batendo no chão, eles estão muito longas. Unhas curtas e bem aparadas mantem os pés em bom estado. As unhas do cachorro têm vasos sanguíneos, e se você cortar demais pode causar sangramento, fazendo com que o cachorro fique arredio na próxima vez que ele ver o cortador de unhas. Então, se você não tem experiência em aparar as unhas de cães, pergunte a um veterinário ou para um tosador.

As orelhas dobradas e caídas criam um ambiente quente e escuro, que é ideal para bactérias ou fungos crescerem, e as raças que os têm, como o cachorro Golden Retriever, são propensos a infecções de ouvido. Suas orelhas devem ser verificados semanalmente, procurando por vermelhidão ou mau odor, o que pode indicar uma infecção. Dê uma boa olhada cada vez que ele se molhar. Quando você for verificar as orelhas do seu cão, limpe-as com uma bola de algodão para prevenir as infecções. Não introduza nada no canal do ouvido, basta limpar o ouvido externo.

Comece a acostumar seu Golden a ser escovado e examinado quando ele ainda for um filhote. Mexa nas patas com freqüência, pois os cães são sensíveis em seus pés, e olhe dentro de sua boca. Faça deste contato uma experiência positiva, cheia de elogios e recompensas, e você vai preparar o seu cão para fazer exames veterinários e outras manipulações, quando ele for um adulto .

Enquanto você cuida de seu cachorro, verifique se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade ou inflamação na pele, no nariz, boca, olhos e nos pés. Os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame semanal cuidadoso irá ajudá-lo a identificar potenciais problemas de saúde mais cedo.

Cachorro Golden Retriever com Gatos

CRIANÇAS E OUTROS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO JUNTAMENTE COM O CACHORRO GOLDEN RETRIEVER

O amável cachorro Golden Retriever não é incomodado pelo barulho e agitação das crianças, na verdade, o Golden adora isso. Ele é um cão grande e forte, por isso, e ele pode facilmente derrubar uma criança pequena por engano.

Tal como acontece com todas as raças, você deve sempre ensinar as crianças como se aproximar e tocar nos cães, e sempre supervisionar qualquer interação entre cães e crianças pequenas para prevenir qualquer mordida do cão, ou uma orelha ou cauda puxada pelas crianças. Ensine seu filho a nunca se aproximar de qualquer cachorro enquanto ele estiver comendo ou dormindo, e também para nunca tentar tirar a comida do cão. Já o cão, não importa o quão amigável ele seja, nunca deve ser deixado com uma criança sem supervisão de um adulto.

A atitude do cachorro Golden Retriever com outros animais de estimação é muito boa. Ele gosta da companhia de outros cães, e com introduções e socialização adequadas, pode ser confiável com os gatos, coelhos e outros animais.

Share Button

Deixe Sua Opinião

Comentários